A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmou que o Porto de São Francisco do Sul alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Infraestrutura, mostram que o terminal do Norte catarinense subiu duas posições com relação ao ano anterior, quando se encontrava em 9º lugar.
O avanço foi consequência da movimentação histórica de 2023, quando São Francisco embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.
Maior porto de Santa Catarina
Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul tinha assumido a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá, tornando-se o maior do Estado. No ano passado, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%. Na sequência, seguem Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).
SC lidera entre os estados do Sul
A soma da movimentação de carga dos seis portos catarinenses em 2023 alcançou 61,7 milhões de toneladas, aumento de 11,4% com relação a 2022. O número mostra que Santa Catarina foi o que mais cresceu entre os estados da Região Sul do país, superando o Paraná (+11%) e Rio Grande do Sul (+10%). Os dados da Antaq também mostram que o crescimento catarinense foi 66% maior que a evolução portuária nacional (6,8%).
“Em 2023, o nosso Porto foi o que teve o maior crescimento de movimentação entre todos os portos públicos dos três estados do Sul e o segundo maior crescimento entre todos os portos públicos do Brasil”, explica o presidente do Porto, Cleverton Vieira, enfatizando que o resultado mostra a força e as potencialidades do maior porto de Santa Catarina.
“A partir de uma determinação do governador Jorginho Mello, procuramos alinhar os interesses de todos os agentes envolvidos na operação portuária, com diálogo e planejamento, procurando adotar medidas rápidas para corrigir algumas demandas que limitavam a movimentação de cargas e que há anos aguardavam solução”, ressalta ele.
Fonte: Porto de SFS e matéria completa